[Resenha] Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira


Título: Carta de Amor aos Mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Classificação: ★★★★✰
Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Resenha

“Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo.”

Devo dizer que o que me chamou atenção primeiramente em todo o livro foi a capa - e que provavelmente foi o motivo que me fez ler antes de todos os outros que ganhei. E posso apostar que não fui a única que cometeu esse ato. A capa é maravilhosamente linda, a fonte do titulo bem descontraída e teen. Provavelmente uma das capas mais lindas da minha estante, competindo com a capa de A Seleção, A Maldição do Tigre e O Livro das Princesas. A diagramação também é muito adorável, delicada, o que deixa tudo mais reconfortante.
Enfim, o livro conta a história de Laurel, uma adolescente que perdeu a irmã e se muda para uma nova escola para fugir dos olhares de pena dos amigos que a fariam se lembrar apenas mais da irmã mais velha morta, May. No começo, sabemos apenas um pouco sobre o que aconteceu com May, e a partir do momento em que a trama se aprofunda, a maior dúvida de como May morreu foi resolvida. Mas para isso, Laurel precisaria contar porque que ela morreu e quais foram as circunstâncias da morte. E nessas cartas, antes um trabalho de inglês que virou um refúgio para ela, Laurel dá detalhes de como era a vida dela antes de May morrer e depois da morte da irmã.
“Quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo.”
Vemos que Laurel, ainda no começo, se trata de uma garota tímida e ferida, com cicatrizes mais profundas do que se possa imaginar. Ela tem dificuldades de adaptação e esconde o segredo da morte da irmã de todos, e até mesmo das novas melhores amigas, Natalie e Hannah.
Juro que no começo achei o livro muito parecido com "Vantagens de Ser Invisível", só que em versão feminina. E essa ideia era em parte muito alimentada em enquanto eu lia o livro, porque até mesmo o jeito em que o livro é escrito, em formato de cartas, é parecido. Mas vejo que no fim, Carta de Amor os Mortos não é "As Vantagens de Ser Invisível".
Porque nessas cartas para pessoas mortas, ela não conta a própria história apenas: ela conta juntamente a vida das pessoas a quem ela escreve, e assim, reflete isso a sua própria vida, inclusive quando se trata de dificuldades.
“Talvez ao contar histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.”

Carta de Amor aos Mortos é uma reflexão. Ele nos faz refletir sobre a amizade, sobre família, amor e sobre a vida, e quão frágil ela é. Laurel é uma pessoa ferida, mas aos poucos com a ajuda dos amigos e parentes, ela começa a cicatrizar, e isso mostra mais que tudo, que não devemos guardar tudo para nós, porque chegará uma época em poderemos implodir de tantos sentimentos. Laurel precisou ter coragem para contar tudo o que aconteceu para os amigos, para o namorado, para que quando ela caísse, alguém poderia segurá-la. E é por isso, que eu amo esse livro.
E mesmo que Stephen tenha sido o mentor da autora, Ava Dellaira, posso dizer com toda a certeza: esse livro é uma história completamente diferente. E ouso dizer, que eu gostei mais deste. (Acho o Charlie muito confuso, até hoje não entendo aquele final, desculpe).


4 comentários :

  1. Oi Alycia,
    Amo a capa desse livro *---* Infelizmente ainda não comprei ele para colocar na minha prateleira (vai ficar tão lindo haha).
    Parece ser um livro muito bom, e com uma historia de tirar o folego . Ótima resenha!
    Beijos ♥

    Livros Para o Chá das Cinco

    ResponderExcluir
  2. Um dos livros que está na minha listinha ●﹏●
    Eu acho essa capa linda, acho que se eu o tivesse na estante, competiria de forma acirrada com Will e Will - Um Nome, Um Destino (comprei pela capa, mas a história é tri boa)

    Tua resenha me fez lembrar de O que Há de Estranho em Mim, pelo o que tu falou desse, acho que iria gostar bastante ><

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    Ps: Sim, vão ter comentários meus em todos os posts Muahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de Will e Will é maravilhosa! Mas nunca li, confesso que John Green foi meio largado de lado por mim depois de A Culpa é das Estrelas. Talvez eu devesse voltar à ativa novamente hehe~

      Eu nunca li, fiquei curiosa! ◑0◐

      P.s: estou adorando a ideia, admito! hahaha~

      Excluir

-> Algum erro ortográfico? Por favor, me avise!

-> Não use palavras ofensivas, isso é desnecessário e será ignorado.

-> Coloque o endereço do seu site ou blog, para que eu possa retribuir a a visita!

-> Expresse-se: (◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ●▽●

⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕) ◑▂◐ ◑0◐

◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐ ●▂● 

●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●

-> Muito obrigada pela visita!!